Dicas para aperfeiçoar seus arranjos

Algumas dicas de como fazer os arranjos para suas tracks, o artigo original é do Francis Prève (Keyboard Magazine) e aqui está apenas um supra-sumo, para mais veja o original, aliás, confira o blog dele inteiro, é bem interessante.

  1. Pelo menos 16 compassos só de bateria para intro/outro – isso vai fazer a sua track mais DJ-Friendly, tornando-a mais fácil de mixar, e mais provável de ser tocada.
  2. Escolha o tipo de break de acordo com a faixa. Pode ser um break comprido (32 compassos) ou mais conciso. Lembre-se de manter algum elemento rítmico.
  3. Se você estiver tendo problema ao desenvolver a história da sua track, que tal se inspirar numa idéia já conhecida (“ghost track“)
  4. Adicione “movimento” a sua track: reverbs e delays para enfatizar seus riffs, ter diferentes timbres tocando o riff e substitui-los durante a track, criar a sensação de que algo está sempre em mudança na música.
  5. Dar um descanso para o ouvido após terminar a track, antes de fazer os ajustes finais. Ouvir a track constantemente faz com que percamos a perspectiva em relação a ela.

Para mais detalhes sobre os itens, veja o post original (em inglês) em http://francispreve.blogspot.com/2011/02/five-tips-for-perfecting-your.html